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quinta-feira, 15 de julho de 2010

Educação Prisional














Vamos a um pouco de história



Em 1791, o Código Penal Francês decretou o estabelecimento da prisão como meio de reparação a um dano causado a sociedade. No século XIX surgiu o Sistema Montesino, no qual os diretores Manuel Montesino e Molina iniciaram um tratamento humanístico aos prisioneiros. Remuneração do trabalho dos presidiários, estimulando o desenvolvimento da capacidade produtiva, buscando ainda controlar, normatizar e disciplinar os indivíduos.
No Brasil, a Educação Prisional surgiu na década de 1950. Iniciou-se em São Paulo abrangendo-se para outros Estados brasileiros, como Mato Grosso, Ceará, Rio de Janeiro, entre outros.
A introdução do Sistema de Educação no Sistema Prisional brasileiro visava a introdução do detento no mercado de trabalho, quando esse recebesse a liberdade.
Qual a importância da Educação Prisional?
Visa uma educação orientada para o desenvolvimento de valores, atitudes, capacidades e competências que favoreçam a aprendizagem, a adaptabilidade e a relação com os outros. Desenvolver atitudes positivas perante a sociedade e motivar aos conhecimentos escolares, encontrando seu lugar na sociedade.É vista como instrumento de ressocialização, de desenvolvimento de habilidades e de educação para a empregabilidade. Somos repletos de preconceitos com relação a esses indíviduos que, muitas vezes, precisam de compreensão e atenção.
O aprofundamento nessa área será comprovado pelo histórico escolar, não configurando uma habilitação. Na UFC não dispomos de cursos ou palestras referentes a esta área, embora o Ceará disponha de projetos realizados no âmbito prisional.