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segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Para gostar de ler...


ATIVIDADES QUE INCENTIVAM À LEITURA

Dar exemplo de leitura (pais, professores, bibliotecários);

Contar histórias ou ler contos para os educandos;

Ler ou declamar poesias para eles;

Conversar sobre o que leram ou ouviram e o que pensam a respeito;

Dar presentes de livros e revistas;

Levar os educandos às feiras de livros, livrarias e sebos;

Deixar que escolham os livros;

Visitar bibliotecas;

Cantar contos para eles;

Passar filmes brasileiros, outros dublados e outros legendados;

Levá-los ao teatro (inclusive de bonecos);

Fazer exposição de livros, revistas e quadrinhos;

Fazer propaganda de livros através de cartaz, mural, blog;

Instituir a hora do conto, ou a poesia do dia;

Visitar sites literários e de quadrinhos;

Criar com os educandos um blog literário colaborativo;

Solicitar ao educando, a produção individual de um diário de bordo (com imagens, textos, desenhos, recortes, tudo que tiver relação direta ou indireta com os acontecimentos marcantes ou corriqueiros de sua rotina) - durante as férias, o mês, o semestre, ou o ano.

Promover:

Tarde de autógrafos e entrevistas com autores locais e outros - em feiras e lançamentos;

Leitura de obras por autores, utilizando mídias de som ou audiovisuais;

Evento de lançamento de livros produzidos pelos educandos, com suas próprias histórias;

Debates sobre livros;

Exposição de ilustrações;

Exposição de novas capas - em colagem, pintura, desenho, fotografia;

Exposição de redações;

Jornal da escola, ou da turma - em folheto, cartaz, mural, blog, comunidade no Orkut;

Jogos com palavras contidas nos livros lidos;

Enquetes ou eleição de livros - para os já lidos e os próximos a ler;

Clube do livro;

Cineclube.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Em simples narrativa, com o corpo ou “só com o rosto”;

Em meiguice;

Com bonecos (de dedo, fantoches), ou objetos;

Em álbum seriado de tecido, papel ou cartão;

No flanelógrafo, em painéis ou cartazes;

Com gravuras ou com o livro (mostrando ilustrações);

Com outros audiovisuais (CD, DVD, vídeo, slides);

Com fichas ilustradas ou sanfonadas;

No cineminha;

Com intervenção do público (palavra, ruído, canção, palmas, instrumentos artesanais, objetos, sucata);

Com máscaras;

Através de teatro de bonecos.

ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DOS CONTOS

Conversar com os educandos sobre histórias lidas ou ouvidas;

Pedir que ilustrem passagens da história ou criem nova capa;

Fazer exposição de ilustrações ou capas;

Pedir a história em outra linguagem, como:

  • Em álbum seriado de papel ou tecido;
  • Em quadrinhos ou seqüência de imagens;
  • Em roteiro de teatro (diálogos);
  • Em fichas ou sanfonas;
  • Em cineminha;
  • Em recortes e colagens;
  • Em versos ou em prosa;
  • Em livro de pano;
  • Sob a forma de canção;

Pedir dobraduras dos elementos da história;

Pedir interpretação ou resumo oral da história;

Pedir cartaz de propaganda;

Promover debates sobre a história;

Produzir fotonovela da história;

Produzir vídeo, documentário, ou animação da história;

Fazer jogos, como:

  • Dominó de figuras e palavras;
  • Caça-palavras;
  • Jogo da memória;
  • Bingo de palavras ou outros;

Pedir que modelem personagens, cenários ou máscaras (com argila ou massa);

Pedir a construção de maquetes;

Pedir que dramatizem a história ou a preparem em teatro de bonecos;

Pedir que cantem a história;

Integrar a história com conteúdos de outras disciplinas curriculares;

Pedir redações do tipo:

  • Produção coletiva - texto sequencial dando continuidade ao anterior;
  • Resumo individual ou em grupo;
  • Retrato dos personagens (descrição física e psicológica);
  • Material para blog, jornal mural ou impresso (ilustrações, matérias, críticas, publicidade);
  • Cartas ao autor ou a personagens;
  • Criação de histórias inspiradas na história ouvida ou lida;
  • Reescrever a história mudando o início ou o final;
  • Incluir na história um novo personagem; ou incluir-se como;
  • Escrever matéria para rádio ou TV de brincadeira;
  • Propor que organizem cadernos com sínteses das histórias, ilustrações e mensagens - diário do conto;
  • Pedir que comparem a história com as de outros autores sobre o mesmo tema;
  • Pedir resumos e ilustrações de matérias jornalísticas ou de revistas;
  • Pedir que reescrevam a história utilizando objetos de aprendizagem em sites educacionais.
Memória Didática - Leitura e Escrita - Rafaela de Macedo
Texto: Cecília Mendes e Rafaela de Macedo
Reprodução permitida desde que identificado o autor
Imagem: Tirinha do Maurício de Sousa - Portal Turma da Mônica

Um comentário:

Danusa disse...

está maravilhoso...e as matérias estão sensacionais