.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Este espaço é para visualização dos vídeos acima; clique neles e assista!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VEZ E VOZ

Foi uma grande surpresa... E surpresa não se explica, acontece! Mas posso dizer, que foi quase a mesma satisfação que me trouxe, o resultado do vestibular... Como uma sensação de pertencimento e apropriação...

Desde que entrei no curso de Pedagogia da Faced, em 2008.2, algo me inquietava imensamente: Por que não possuímos um site, como os demais cursos ofertam ao seu público?

O tempo passava, e sempre com esperança, eu insistia em visitar a página dos cursos de graduação, no site da UFC, para verificar se a Faculdade de Educação já havia sido contemplada com um site. De fato, o site já existia, mas só constava um link para a página da pós-graduação. E nada a respeito da graduação. Por algum motivo, me entristecia... Sei lá, talvez por achar que ninguém olhava por nós com a mesma motivação e entusiasmo - tão visíveis entre os alunos, os tais futuros educadores.

Me sentia mais ou menos, como se sente um professor diante de um salário baixo e uma exigência imensa - desvalorizado! Coisas de um Brasil historicamente alheio à importância da Educação. Não que isso me fizesse desistir... Mas me indignar, certamente!

Pensava: a educação é a base de todo e qualquer curso desta universidade, independente da área. O professor de Física, de Medicina, Direito, ou Engenharia de Pesca, são todos educadores! Já não basta o risinhos sem graça que costumamos ouvir, quando dizemos por aí que estudamos Pedagogia? Será que nem a Universidade reconhece nossa relevante categoria?

Inquieta e teimosa por natureza, pretendo reescrever essa história... E resolvi então, começar pelo começo, e dentro da própria casa. Escrevi à Ouvidoria Geral da UFC, manifestando cordialmente minha indignação, solicitando um olhar atento à causa. (Carta postada logo abaixo)

E continuei olhando vez por outra, se algum resultado apareceria em minha frente, na tela do computador... Até que aconteceu! A Faced agora também é virtual e o Curso de Pedagogia já existe na net. Não é um site da Pedagogia especificamente, mas ao menos ela já consta por lá!

Talvez, não tenha sido efeito de minhas palavras, talvez já estivesse nos planos, talvez não passou de coincidência... Em todo caso, o que importa?

Importa que existimos, importa que somos ouvidos, importa que somos teimosos, importa que temos voz, e importa acima de tudo, que mais alguém se importa!

E é com grande alegria e entusiasmo, que faço essa descoberta justamente neste dia, em que este blog, com uma finalidade semelhante, passa a existir...

Confiram, que o espaço é nosso: Faculdade de Educação da UFC


Imagem/Foto: Memória Didática - Pintura - Rafaela de Macedo
Pintura Acrílica: Inspirações em Matisse - alunos do Projeto Cidade da Arte - Guaramiranga

Nenhum comentário: